Laptops no colo podem prejudicar a fertilidade masculina

Reportagem que uma amiga me enviou e que estou compartilhando com vocês. As tecnologias surgem pra facilitar nosso dia a dia, mas como tudo na vida com suas limitações, use com moderação, sua saúde em primeiro lugar.

A tecnologia está mais do que presente na vida das pessoas. O laptop, por exemplo, tem conquistado espaço e já se tornou, para alguns, item praticamente indispensável. No entanto, o uso excessivo do aparelho pode causar impacto na fertilidade dos homens, de acordo com Suzanne Kavic, especialista em reprodução da Loyola University Health System, em Chicago, Estados Unidos.

O problema está em utilizá-lo sobre o colo. "Laptops estão se tornando cada vez mais comum entre os homens jovens. No entanto, o calor gerado por eles pode ter um impacto na produção e desenvolvimento do esperma", garantiu ao site Science Daily.

Mas, calma. Não precisa abandonar a praticidade do notebook por conta do sonho de ser pai. A dica de Suzanne para prevenir danos é colocá-lo sempre em cima de uma mesa.

Outros hábitos que devem ser riscados da lista para proteger a fertilidade dos homens são banhos de banheira com água quente, ejaculação frequente, perda ou ganho excessivo de peso, exercícios que possam causar calor ou trauma na região genital, fumar, usar drogas e consumir bebidas alcoólicas em excesso.

Aposte em exercícios moderados (uma hora por dia, de três a cinco vezes durante a semana); alimente-se bem; durma oito horas diariamente; limite a cafeína a, no máximo, duas xícaras por dia; e procure atividades que diminuam o estresse.

Entre os problemas que levam à infertilidade masculina estão infecções sexualmente transmissíveis, alguns remédios para depressão ou doenças cardíacas, lesões genitais, distúrbios hormonais e disfunção erétil. "Um exame físico anual combinado com um estilo de vida saudável pode deixar mais fácil se tornar um pai quando for a hora certa", finaliza.

Por Patrícia Zwipp, especial para Terra (foto: Felipe Barros)

0 comentários: